5 verdades sobre investimento imobiliário

Compartilhe esse post

5 verdades sobre investimento imobiliário

Investimento imobiliário é algo que precisa ser considerado quando falamos em investimento e em segurança. Por mais que se fale tanto ultimamente de ações, criptomoedas e de mercado financeiro, são mesmo os imóveis que traze, estabilidade e segurança. Mas há 5 pontos importantes que devem ser considerados:

 

É preciso pesquisar, verificar números e compreender a dinâmica do lugar em que se decide investir.

 

1 –  O conhecimento é importante para fazer a escolha ideal de acordo com o valor a ser investido. Mesmo situações que parecem óbvias, podem ser especiais num lugar diferente. Sem a referência correta, você não conseguirá obter o mesmo resultado.

Na Praia da Pipa, por exemplo, é muito comum as pessoas acharem que o centro da vila é o melhor lugar para investir. Mas os números de rentabilidade e valorização oferecem um outro resultado. Quanto mais próximo ao centro, maior o valor do m2 de compra, no entanto a rentabilidade é menor, na medida em que os valores tanto de diárias para locação quanto para contratos anuais são menores. 

 

2 – Uma consultoria que conheça a região vai te proporcionar mais assertividade, porque sabe o histórico de valorização e infraestrutura do lugar. Conhece os limites de construção, as regras locais em relação ao plano diretor. A região da Praia da Pipa tem uma série de regras referente ao índice construtivo e área de amortecimento do parque da Estadual Mata da Pipa. Dependendo da localização de um terreno, pode ser que a possibilidade de construção não exista.

 

3 – Rentabilidade não é magia, exige ação! A rentabilidade de imóvel será equivalente a desempenho. Criar uma identidade do imóvel, decorar, incluir em diferentes plataformas, realizar manutenções periódicas, controlar os gastos. Tudo isso pode ser feito através de uma consultoria e gestão contratada, como também pelo proprietário do imóvel. Depende do tempo disponível. Não é algo difícil, mas exige alguma dedicação. 

Uma outra forma de obter rentabilidade é através da compra de uma casa ainda na planta, ou seja, compra de um terreno e construção da casa. No Vida Pipa, geramos oportunidades na medida em que vendemos o terreno e construímos a casa de acordo com as necessidades do cliente e considerando nossa experiência em modelos que melhor rentabilizam, proporcionando que o comprador seja beneficiado pela valorização do imóvel depois de pronto.

 

Imóveis proporcionam segurança, com risco quase nulo.

 

4 – Imóveis proporcionam segurança, com risco quase nulo. Uma das maiores vantagens de investir em imóveis é a segurança. Por representar um patrimônio físico, o imóvel tem um risco de perda quase nulo, o que não acontece com outros tipos de investimento. É comum ouvirmos consultores que trabalham com investimentos no mercado financeiro falarem que este é o melhor lugar para investir, mas falam também que antes de dar qualquer passo neste caminho, precisa garantir um valor equivalente a sua despesa fixa de uma ano. De forma que caso tenha qualquer problema no seu fluxo de caixa, aquele valor esteja garantido e não haja qualquer dificuldade. 

Isso porque, qualquer valor investido no mercado de capitais, é algo de longo prazo, sem qualquer garantia de ganho e possibilidade frequente de perda. Deve ser posto ali um dinheiro que você não precise, com baixa liquidez e que se houver perda, não vá lhe proporcionar qualquer dificuldade. 

Então te pergunto? Quanto do seu trabalho, suor e investimento de tempo e esforço está disponível para perder? Olha, o meu dinheiro definitivamente não está em jogo. Ter um ganho, valorização, rentabilidade, maior ou menor é uma coisa, mas passível de perda? Nunca! O investimento em imóveis não há esse risco, desde, é claro, que se verifique a procedência, documentação e histórico do mesmo.

 

5 – Imóveis com mais liquidez tem relação direta com rentabilidade e valorização. Alta liquidez também gera maior valorização, então o lucro tende a ser maior na venda. Os três conceitos estão sempre alinhados. Quanto mais valorização e rentabilidade, maior a facilidade de venda daquele imóvel, portanto, maior liquidez. Quanto maior liquidez e rentabilidade, maior a valorização. Enfim, os três conceitos andam juntos e precisam ser avaliados sempre que for fazer um investimento.

 

Tem dúvidas, gostaria de conhecer opções? Vamos, juntos!

Compartilhe este post

Mais para você

Fale com a Ludmila

Inicie uma conversa agora mesmo!

5 verdades sobre investimento imobiliário

5 verdades sobre investimento imobiliário

Solicite mais informações sobre este imóvel.