Em momentos como os que estamos passando hoje de segunda onda de pandemia, de lockdown em várias cidades, toque de recolher e limitações várias além daquelas que cada um já possui dentro da sua realidade. Eu tento relembrar o que realmente importa. Quais são as prioridades para não me deixar vagar ou perder tempo com o que não vale a pena.
Claro que saúde e família sempre estão no topo da lista e um tempo deve ser dedicado diariamente, para mim, sempre foi assim, então entra no meu automático, não preciso listar. Estou falando de temas que preciso me concentrar, que me tomam mais esforço em organizar e tempo em aprender. São eles:
1. Planejamento: eu sou uma pessoa de ação. Tenho a ideia e executo, surge um problema e eu já saio correndo para resolver. E, por isso, já perdi tempo e dinheiro. Ainda sou levada pelo ímpeto, por isso, coloco no topo da lista o planejamento. Há “incêndios” que precisam ser apagados imediatamente, mas quase sempre há mais de um caminho, e mesmo quando a solução parece óbvia, verificar custos, tempo e consequências vai valer a pena.
2. Informação: Talvez por ser jornalista de formação, ou seja apenas uma característica pessoal, acredito que informação vale ouro. O mundo está inundado de fake news porque a maioria das pessoas não têm o hábito de questionar, de apurar, verificar diferentes fontes. Na hora de investir, algumas informações são tão importantes quanto os custos e valores. Saber quais projetos estão previstos para a região, saber quem são os investidores, saber o que o poder público está planejando fazer, saber a história dali e como evoluiu. Tudo isso vai determinar valorização, rentabilidade e liquidez, que são fundamentais.
3. Coragem: Para arriscar, para ficar quieto, para investir, para guardar. Para tudo é preciso coragem. Para assumir o sonho e planejar o futuro, executar os planos e desviar o caminho. A coragem de decidir. De ser dono do seu tempo e escolher como será a sua vida. Se envolver no projeto, sair da zona de conforto e viver, viver bem e com resultados satisfatórios.
E você, quais são os 3 itens da sua lista de lembretes importantes para a sua vida? Lista nos comentários e vamos!