Como é viver em Pipa? Quais os detalhes do dia a dia que fazem diferença na rotina que a gente só percebe quando está aqui? Bom, para ajudar, aqui vai uma lista básica, apenas 5 de muitos detalhes que podem variar de pessoa para pessoa já que há sempre uma adaptação e um mundo de descobertas e de encantamentos por vivenciar.
1. Aqui temos uma vida mais leve, onde cada coisa tem o seu tempo e não há a necessidade de fazer tudo para ontem. Quando você chega aqui, percebe que todas pessoas andam em um outro ritmo, eficiente, mas leve e, no começo pode ficar confuso esperando e exigindo aquela mesma cobrança da cidade grande.
2. Há muito mais condições de produtividade e saúde porque o tempo rende já que as distâncias são curtas e não há trânsito. Dá tempo de fazer exercício, de tomar o café na padaria, de buscar as crianças na escola, de trabalhar, de encontrar as pessoas que deseja ou precisa. 5 minutos de um lugar para outro. Num primeiro momento dá vontade de preencher todo o tempo e percebe-se que não precisa de tudo isso, se dê o direito de pausas…
3. A necessidade de consumo diminui. Não precisa de roupas variadas, sapatos, coisas. Usa sempre as mesmas peças, de verão, e ninguém se importa ou nota se a peça é de marca ou cara. A vida é mais simples mesmo. As compras pela internet chegam sim, claro, mas com o tempo muito mais longo. Cerca de 20 dias para uma roupa e as trocas também são mais chatas porque o tempo que as lojas exigem são mais curtos e aqui não funciona muito bem isso…
4. Em Pipa temos horizonte, conexão com a natureza e ar livre o tempo inteiro. Seja trabalhando em um lugar físico, como um hotel ou restaurante, seja home office, seu local de trabalho provavelmente será com uma boa janela ou até mesmo numa varanda com verde ao redor. Vai precisar de mais força de vontade para não trocar o computador pelo sol.
5. A qualidade da internet é boa, via fibra ótica, mas nem todos os lugares tem bons roteadores ou estrutura local adequada. Se vai trabalhar em casa, se preocupe em adequar o espaço para a sua necessidade. Eu sempre tomo este cuidado com as casas que tenho e as que administro e informo aos clientes. Quando o local vai ser usado apenas para lazer, a exigência é menos em comparação a uma demanda de reuniões on line frequentes.
O que precisa ficar muito claro é que este lugar é diferente de um interior ou vila litorânea qualquer, há um desenvolvimento específico e pluralidade de culturas e serviços. Costumamos dizer que Pipa é uma micrópole!
Vamos, juntos?