5 curiosidades sobre a praia da Pipa

Compartilhe esse post

Vou te contar um segredo. A Praia da Pipa é um lugar diferente. Com geografia, lógica, características e belezas próprias. Localizado a cerca de 85 quilômetros de Natal e 130 de João Pessoa, o balneário faz jus à boa fama, que atrai turistas de todo o mundo. 

Se você gosta de viajar, confira nossa seleção de 5 curiosidades deste lugar. 

 

Tábua De Maré

A tábua de maré será a sua melhor amiga durante a sua estada em Pipa. A maioria das praias de Pipa muda completamente de acordo com a maré. Algumas perdem a faixa de areia durante a maré alta e perdem toda a água na maré baixa. Outras só se consegue acessar na maré baixa e algumas tem mais ou menos ondulações de acordo com a lua da semana.

A Praia do Centro é uma delas, já que simplesmente deixa de existir quando a maré sobe, e se for lua cheia mais ainda! Mas, em compensação, forma piscinas naturais a perder de vista na maré baixa. Nem parece o mesmo lugar, é surpreendente!

Já a Baía dos Golfinhos, por não ter acesso por cima  – somente pela praia – só dá para chegar nela com a maré baixa, já que quando sobe a água encosta nas falésias e fica impossível atravessar. É uma praia estonteante, morada de golfinhos, com um mar calmo de águas mornas e rodeada de falésias coloridas e matas. Você definitivamente vai querer conhecer!

 

Horário de funcionamento 

Pipa vive muito em função do turismo. Por essa razão, a maior parte do comércio funciona também aos domingos e feriados. Além disso, muitas lojas só abrem depois do almoço, e restaurantes para o jantar, uma vez que os turistas geralmente reservam a parte da manhã para descansar ou ir à praia. Por esse motivo, quase todas funcionam até mais tarde, até as 23h ou mais.

Então, se organiza para estar à beira mar durante o dia e para estar no centro a partir do fim da tarde. Se deseja um bom restaurante para o almoço, dá uma olhada neste post , mas à noite vai encontrar muito mais opções porque a maioria só funciona para o jantar. Assim também acontece com as lojas e bares. O centro muda completamente quando o sol se põe e fica repleto de cores e sabores.

Horário de funcionamento Praia da Pipa

 

Porque Pipa?

Uma pedra em formato de barril, que os portugueses também chamam de “pipa”. O nome vem desde a época do Brasil colônia e pode até ser visto nos antigos mapas dos holandeses. A “Praia da Pipa” ficou com este nome que segue até hoje. 

A pedra está localizada no finalzinho da Praia do Amor, abaixo do famoso Chapadão (link do video do chapadão) ela é mesmo grande mas não tem nenhum atrativo em sí. É mesmo um ponto de marcação visual quando visto desde a costa, já que naquela época, esta era uma região pouco conhecida e repleta de matas – parte permanece uhuu – em que os navegadores vinham em busca do pau-brasil.

 

Mais verde que azul

São mais de 500 hectares de matas preservadas no Município de Tibau do Sul. Há de fato muito verde, muita natureza e muitas possibilidades de desfrutar desse privilegio. 

Temos aqui: 

Parque Estadual Mata da Pipa, ocupando uma área de 290,88 hectares no município de Tibau do Sul, famoso mundialmente pelas belezas da Praia de Pipa – cartão postal potiguar, o Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP) foi criado através do Decreto Estadual nº 19.341 de 12 de Setembro de 2006, a partir da transformação de uma parcela territorial da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra. O PEMP tem como principal objetivo a preservação da Mata Atlântica remanescente na área, dotada de grande relevância ecológica, além de possibilitar a realização de pesquisas científicas, incentivar atividades de educação e interpretação ambiental e turismo ecológico, oferecendo à comunidade alternativas de espaço para recreação.

Santuário Ecológico de Pipa, fica entre os distritos de Pipa e Tibau do Sul e ocupa toda a área acima da Baía dos Golfinhos. É uma área privada que possui trilhas e mirantes surpreendentes além de ser base do Projeto Tamar na Praia da Pipa. É um lugar que merece a visita, que pode até ser considerando como o motivo deste lugar ser morada de golfinhos já que permitiu que uma grande área de encosta fosse preservada. Dá uma olhada no vídeo e entenda um pouco da magia do lugar.

E ainda diversas áreas de reserva legal, ou seja, matas que obrigatoriamente precisam ser mantidas seja porque compensam uma área que antes foi usada como plantação ou pasto ou porque estão em áreas de amortecimento do Parque. 

Tudo isto garante a preservação do lugar, a limitação construtiva e a beleza do nosso paraíso.

 

Não temos casas beira mar

O fato de termos uma formação de falésias e matas há uma grande limitação nas construções. Há uma lei que define que não podem haver construções até 100m da falésia e existe uma limitação de percentual construtivo de acordo com a localização do terreno. 

Por isso não existem condomínios ou casas à beira mar, tudo o que existe se tratam de casas antigas que foram reformadas com o passar dos anos mas que pouco podem crescer ou evoluir. 

Pipa não é um lugar de casas pé na areia. É um lugar de belezas estonteantes, falésias coloridas e matas preservadas.

 

Vamos, juntos?

Compartilhe este post

Mais para você

Fale com a Ludmila

Inicie uma conversa agora mesmo!

5 curiosidades sobre a praia da Pipa

Solicite mais informações sobre este imóvel.