Viajar é aprender: Ensinamentos da Chapada das Mesas (MA) e Pipa (RN)

Compartilhe esse post

Viajar é aprender: Ensinamentos da Chapada das Mesas (MA) e Pipa (RN)

Se você me acompanha pelo instagram viu que recentemente estive na Chapada das Mesas, no Maranhão. O objetivo da viagem era viajar com responsabilidade, indo com a família para um lugar aberto, com muita natureza, que nos desse a oportunidade de conhecer algo novo, respirar e vivenciar momentos especiais.

Viajar permite que a gente enxergue além, que aprenda, que valorize o que temos e veja as diferenças entre o que temos e o que estamos conhecendo de novo. Vivenciar estes poucos dias num lugar tão diferente de onde vivo, me permitiu reafirmar o quanto Pipa é fantástica para viver, investir e empreender.

Te conto aqui 5 motivos comparando com a Chapada das Mesas:

Facilidade de acesso de qualquer lugar do mundo

Para chegar a Chapada das Mesas saindo de Pipa foi necessário 1 dia e meio para ir e o mesmo tempo para voltar. O aeroporto mais próximo fica à 3 horas de van, na cidade de Imperatriz, no Maranhão, mas não há voos diretos para lá então, de Recife, precisamos voar até Belém e de lá fazer a conexão para Imperatriz. De carro tampouco é mais fácil, a capital mais próxima é Palmas que fica a cerca de 7 horas de estrada. 

Já Pipa está à 1 hora de Natal, para João Pessoa são cerca de 2 horas e de Recife 3. São 3 capitais com fácil acesso pela BR 101 duplicada e em ótimo estado. Sendo assim temos 3 aeroportos com uma possibilidade muito maior de voos e tarifas.

Clima favorável o ano inteiro

É verdade que no Maranhão também não há frio em nenhuma época do ano, mas existem os meses de chuva, de muita chuva, e os meses de chuva nenhuma. Nos meses de chuva, que se trata de metade do ano, normalmente o verão, chove bastante e o turismo praticamente inexiste. 

Em Pipa também temos verão o ano inteiro com temperaturas que vão de 23 a 32 graus, com brisa frequente, já que os ventos alísios entram no continente junto por aqui e temos chuva intensa apenas em alguns dias nos meses de maio e junho. O resto do ano é predominantemente de sol, o que permite que haja frequência turística o ano inteiro. 

Variedade de atrações

Trilha, cachoeira e uma estrutura de pedalinho e tirolesa. Aí se encerram as atrações. Atrações para 3 dias. Mais do que isso, será necessário ir para outro destino que está a, no mínimo, 200 km dali. 

Em Pipa 7 dias é pouco para conhecer tudo que o lugar oferece. Dá para ir a uma praia diferente por dia, fazer um passeio diferente a cada dia e ainda jantar e almoçar em um restaurante diferente em cada refeição. Atrações de dia inteiro, de poucas horas, de aventura, de contemplação, de relaxamento ou de natureza. Trilha, tirolesa, buggy, jeep, barco, bike, surf, stand up, yoga, massagem, arvorismo, kitesurf, lancha, e muito mais!

Variedade e qualidade de serviços

Gastronomia limitada, atrativos lindos, mas semelhantes, nenhuma sofisticação. O que surpreende é a beleza na natureza, mas é tudo muito bem organizado para ser visto um pouquinho por vez, não apenas para te dar tempo de sossego, mas também porque os atrativos são limitados.

Em Pipa, a variedade é enorme, 3 dias é pouco, não dá mesmo para fazer tudo, ou volta várias vezes, ou tem que passar mais tempo. Isso porque são 10 praias diferentes, além de mata e esportes, mas principalmente, o lugar é escolha de morada, de vida, de pessoas do mundo inteiro que aqui constroem seus restaurantes, padarias, pousadas e negócios feitos com amor, com qualidade. Pipa é um destino internacional, turistas do mundo inteiro visitam o lugar, o que eleva a exigência por qualidade e variedade.

Sofisticação

Chapada das Mesas é um lugar que vem recebendo ao longo dos anos o mesmo tipo de público. A maior atração do lugar é uma grande propriedade privada, pertencente a um empresário da região que possui mais vários outros negócios no lugar. Sendo assim, alí é imposta a visão de mundo dele. Não há troca ou renovação. As decisões são dele apenas. Normalmente é um lugar de turismo de massa, recebendo milhares de turistas a cada temporada para visitar as mesmas poucas atrações diariamente.

Em Pipa há uma variedade imensa de negócios, médio e pequenos, de diferentes proprietários que vem cada uma com uma visão de mundo e cultura diferentes. Luxo, rusticidade, sofisticação, simplicidade e requinte se misturam. O turista escolhe o que deseja viver. Hospedar-se num Eco Lodge,  numa casa 5 estrelas ou se vai ficar na pousadinha simples sem piscina. O restaurante pode ser com um cardápio super chique com ingredientes sofisticados ao som de jazz ou um caldinho numa barraca de praia pé na areia. O importante é ter a escolha, a variedade e a possibilidade de usufruir de algo de alto padrão e qualidade.

Chapada das Mesas, no Maranhão

Enfim, 5 motivos que poderiam ser muito mais. A Chapada das Mesas é um lugar que pretendo voltar para estar naquele ambiente tão diferente do meu, talvez com mais tempo para poder percorrer de carro todos os mil e tantos km ao invés do sacrifício que foi os 3 dias entre carro,  avião e van. Enfim, quem sabe num outro momento…

Quer saber mais sobre Pipa? Atrativos, investimentos e possibilidades? Conta comigo, será um prazer te ajudar!

Vamos, juntos?!

Compartilhe este post

Mais para você

Fale com a Ludmila

Inicie uma conversa agora mesmo!

Viajar é aprender: Ensinamentos da Chapada das Mesas (MA) e Pipa (RN)

Viajar é aprender: Ensinamentos da Chapada das Mesas (MA) e Pipa (RN)

Solicite mais informações sobre este imóvel.